terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Os Usos e Costumes e Tradições dos Nossos Antepassados


                                Como Viviam os Nossos Antepassados                                         

                                                        As atividades

 As principais atividades das pessoas de antigamente era o trabalho no campo e quais eram essas atividades? Era a agricultura e a criação do gado. Muitos camponeses trabalhavam em terras que não lhes pertenciam, existindo também pequenos ou grandes proprietários. As longas tarefas que se sucediam ao longo do ano eram: a sementeira, a ceifa, a vindima, a extracção da cortiça, a apanha da azeitona.
                                                                    Alimentação

A alimentação das pessoas do campo era muito simples e era confeccionada à base de produtos que cultivavam; Era constituída por; Pão, sardinhas, azeitonas, carne de porco, sopa de legumes, o arroz e a batata que eram produzidos em maior quantidade; Em dias festivos se comiam doces, carne de vaca ou de aves.


                                                                 Vestuário

O vestuário dos camponeses era simples e sem luxos. Variava de acordo com as diferentes regiões do país, e adaptava-se às atividades das pessoas e ao clima. A camponesa costumava usar uma saia rodada, abaixo do joelho, um corpete por cima de uma camisa larga, um lenço colorido, um chapéu e tamancos. O camponês usava calças, colete, uma jaqueta e um barrete ou um chapéu. Os melhores trajes eram guardados para domingo, para ir à missa, às festas ou ao médico. Os mais ricos vestiam trajes mais trabalhados, feitos com bons tecidos e enfeitados com cordões de ouro.

                                                                             

                                                      Casas dos Camponeses 

As casas variam conforme a riqueza dos seus proprietários e também de acordo com a região do país em que se situavam. No Norte, as casas eram de granito, com paredes grossas e sempre com uma grande lareira na cozinha. No Centro, menos frio, as casas eram construídas em tijolo ou calcário. No Sul, as casas eram baixas e caiadas, para serem mais frescas. Os interiores eram simples, com poucos móveis e sem grande conforto.

    Divertimentos No Norte, no Centro e no Sul

Os divertimentos estavam relacionados com as festas religiosas e com os trabalhos agrícolas (vindimas, ceifas, desfolhadas) que eram muitas vezes, acompanhados por cantares ao desafio. Durante as festas do santo padroeiro de cada povoação faziam-se procissões, romarias, feiras e o povo divertia-se com bailes e jogos típicos da sua região. As crianças divertiam-se com brinquedos que elas próprias construíam.

Nenhum comentário: