terça-feira, 27 de maio de 2014

O Papel das Associações de Etnografia e Folclore



As associações concelhias de etnografia e folclore têm um papel importante no movimento folclórico e na vida das pessoas, pois elas podem ser dinamizadoras uma etnografia e de um folclore mais verdadeiros e representativos na sua região e de bons momentos de lazer e culturais das pessoas.
Sabemos que actualmente existe uma choradeira de certos dirigente de grupos ou ranchos folclóricos que a federação “nada dá aos grupos e ranchos folclóricos” em parte isso até é verdade, mas o que é que a federação pode dar? Se não tem meios financeiros para isso! Sabemos também ao mesmo tempo que á gente mal-intencionada á espreita de ter protagonismo para semear a discórdia e a confusão aproveitando-se do desconhecimento de certos dirigentes sobre o que é a etnografia e o folclore e a representação de um grupo ou rancho folclórico. Por isso aqui as associações de etnografia e folclore têem um papel muito importante a isolar toda essa gente mal-intencionada que tenta gravitar há volta do movimento folclórico semeando a discórdia e a confusão.
Uma associação concelhia pode fazer a ponte entre a Federação, Câmaras e os ranchos federados e não federados ajudando-os e esclarecendo seus dirigentes para a necessidade da autenticidade na representação pois temos vistos certos grupos de não tem qualquer representatividade que até gastam rios de dinheiro em trajes, que são autenticas aberrações e mentiras, mas se uma associação tiver o papel que lhe compete e que achamos que deve ter pode ajudar esses grupos não representativos a ter mais representatividade gastando o menos possível como também os pode ajudar na autenticidade das suas danças e modas, assim como se devem trajar e estar no movimento folclórico, acho que isto deve ser um esforço de toda a gente bem-intencionada porque o tempo urge e as fontes começam a secar.

Sabemos que parte desses dirigentes não aceitam qualquer concelho para a mudança, mas se uma associação tiver o papel que lhe esperamos, ai eles vão ter de ceder, pois os argumentos serão nulos perante os seus componentes e estes exigiram a melhor representação.

Uma associação de folclore pode também ter um papel importante nos concelhos na vertente cultural e social e no laser dos munícipes, se esta tiver um apoio importante da Camara local. Os presidentes de uma Câmara Municipal podem delegar nestas associações um maior envolvimento para a realização de eventos etnofolclóricos e até de usos e costumes e tradições dos seus munícipes.

Aqui de uma forma simples se apontou algumas sugestões para um bom desempenho de uma associação de etnografia e folclore, mas com certeza muitas mais sugestões há pois elas não se esgotam nisto, mas esta também é um a forma de contribuir para uma melhor representação embora vaga dos grupos e ranchos folclóricos espalhados pelo no pais e até no estrangeiro.