sábado, 2 de julho de 2016

Permutas e Critérios nos Festivais de Folclore


O folclore debate-se actualmente com um problemas bastante sério que coloca em causa a credibilidade do trabalho daqueles que procuram realizá-lo com seriedade: a persistente falta de qualidade e representação de alguns grupos folclóricos. Não existe nenhum meio de impedir o aparecimento de grupos estranhos ao folclore. Mas cabe a todos que estudam e tentam preservar a cultura popular portuguesa neste caso a etnografia e o folclore, denunciar esses grupos estranhos que apenas  andam e a deturpar as vivencias os usos e costumes e tradições dos nossos antepassados  e a envergonhar toda a gente que ama a etnografia e o folclore .

Porém, os organizadores dos festivais nem sempre estão atentos a quem vão convidar e não procuram verificar a qualidade da sua representação. E, em consequência dessa forma descuidada e menos responsável, a participação de grupos que nada tem a ver com folclore e etnografia apenas vem descredibilizar a entidade organizadora do evento e os demais participantes no festival.
Esta situação prejudica também o movimento folclórico no seu conjunto, denegrindo o trabalho que é desenvolvido por muitos grupos folclóricos, etnógrafos e outras entidades ligadas ao folclore.
Por isso os organizadores de festivais devem ser mais criteriosos na escolha dos grupos participantes e na elaboração do programa.
 E quanto àqueles grupos folclóricos que desejam preservar a sua imagem, devem cuidar de saber previamente com quem vão partilhar o palco, as características do espectáculo e, se for caso disso, recusarem-se liminarmente a participar num evento que em nada os dignifica. Sem uma atitude firme, o folclore continuará a manter-se como parente pobre da cultura popular portuguesa  e sujeitar-se à conotação pejorativa de que tem sido alvo!

Nenhum comentário: