sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Sobre os véus, noivos e missais



 Li um artigo de opinião no Jornal Folclore há tempos sobre o véu com muita atenção e estou de acordo com ele, pois como sabemos o véu era usado pela burguesia e parte da burguesia tinha capelas privadas e como tal não andavam com ele pelas ruas, li também que muitos grupos e ranchos de folclore não se apresentam com  noivos no seu elenco  e até concordo porque a minha avó me disse muitas vezes que casou de manhã e á tarde já foi trabalhar para o campo mais o meu avô e a roupa dela no dia do casamento era a que usava ao domingo porque não havia dinheiro para comprar uma nova. 

Temos também visto mulheres que se apresentam nos ranchos folclóricos com missais, acho isso uma aberração, pois a maior parte das mulheres nem sabiam ler nos tempos passados e como tal o missal não tem qualquer ligação á classe mais pobre porque é essa classe que o folclore representa maioritariamente porque os senhoras ricas que eram as que sabiam ler (mas nem todas também) e não se misturavam com a classe pobre, por isso eu acho que o véu não deve usado, mas está é a minha opinião, mas sim um lenço que era passado de geração em geração.

 Há muitas mulheres nos grupos e ranchos de folclore que usam lenços que eram das avós delas e por aquilo que sabe muitos desses lenços foram usados nos casamentos. Este é o resultado de uma pesquisa que eu também fiz e que merece maior consenso de varias pessoas que integram o movimento folclórico mas respeito quem possa ter uma opinião diferente da minha.

Nenhum comentário: